– A importância da ventilação natural –

Sabia que passamos 90% do nosso tempo em ambientes fechados?

Ar fresco e saudável é fundamental para o nosso bom funcionamento. Contudo, a qualidade do ar nos espaços interiores está muitas vezes abaixo do recomendável. O ar de má qualidade forma-se do cozinhar, limpar, animais, produtos eletrónicos, produtos químicos dos produtos de limpeza e tintas…

É um facto que os edifícios atuais estão cada vez mais isolados! O isolamento é seguramente importante para reduzir custos com perdas de energia mas a ventilação é necessária para criar um ambiente confortável, saudável e com uma atmosfera agradável.

A pandemia Covid-19 veio renovar o alerta para a importância da qualidade do ar no interior dos edifícios na saúde. Fruto do confinamento e do distanciamento social, passamos ainda mais tempo no interior dos edifícios onde a renovação do ar é fundamental para manter um ambiente saudável e agradável.

Estudos recentes referem que uma pobre qualidade do ar interior é causada em 48,3% dos casos por ventilação inadequada, e que uma ventilação natural e contínua elimina até 70% das partículas virais suspensas no ar.

Principais consequências da má qualidade do ar interior na saúde:

  • Problemas respiratórios como sinusite, faringite, laringite, bronquite e asma alérgica;
  • Tosse, irritação na garganta e nos olhos;
  • Problemas imunológicos e dores de cabeça;
  • Falta de energia, sonolência e transtornos de concentração;

 

Como tornar o ar interior dos edifícios mais saudável?

A verdade é que não basta abrir uma janela de vez em quando. Mais, o efeito de abrir uma janela além de ser temporário, faz uma ventilação descontrolada (e, portanto, supõe um desperdício de energia) e origina outros problemas como ruídos, risco de roubo, entrada de insetos, sujidade e poeiras, etc.

A solução pode passar por garantir uma ventilação natural permanente e controlada através dos ventiladores “DUCO-CRUZFER”.

Com os ventiladores autorreguláveis há uma circulação do ar vindo do exterior diretamente para o interior do edifício, sem a necessidade do uso de sistemas de ar forçado.  Além da aba interior autorregulável que ajusta a entrada de ar de acordo com a pressão atmosférica, a sua abertura ou fecho total pode ser ajustado no interior da habitação manualmente

Oferecemos uma vasta gama de soluções de ventiladores para as mais diversas situações e exigências em termos de índice de caudal de ar e isolamento acústico.